Traduzindo um Dicionário


amor /ô/
s.m.:
1.
forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais.

Tudo iniciou num olhar,
E sempre fora assim.
Nós nunca chegamos a pensar
Que tudo pode acabar, que tudo tem um fim.
No início tudo sempre são flores.

2.
atração baseada no desejo sexual.

Tudo se resumia aos olhares.
E se os olhos são a janela da alma eu já tinha entrado naquela casa,
Aconchegante, amável, mas trêmula.
Ninguém mais no mundo se entendia tanto sem falar uma palavra.
Ela ora sofria, calada
Ora sorria, e gritava.

3.
por extensão
relação amorosa; caso, namoro.
"sabíamos tudo sobre os seus amores"

Não há títulos que consigam resumir algo que é de verdade
Porque quando é, há algo no peito que arde
Existem experiências na vida que não importam
Por mais que lhe contem como é
Como experimentaram.
Você só saberá quando sentir
E nós sabíamos disso.

4.
por extensão
atração sexual natural entre espécies animais.

O olhar já não era mais compartilhado
Os sorrisos já eram descompassados 
Quando duas rodas giram em velocidades diferentes, elas se separam?
As dúvidas sempre iniciam pequenas, mínimas
E crescem, e estragam.

5.
afeição baseada em admiração, benevolência ou interesses comuns; forte amizade.
"amor pelos antigos colegas"

Quando algo não está legal
O passado vem a tona
Não se engane, o futuro não preocupa tanto quanto o passado
Saber se fez uma escolha certa é muito mais complicado
Do que pensar sobre as escolhas do amanhã

6.
por metonímia
a pessoa ou a coisa amada (tb. us. no pl.).
"meu amor acordou cedinho hoje"

Então eu acordei cedo
Olhei pro lado e ela não estava lá.
A falta de presença pode trazer danos sérios, isso já é alarmado há anos
Atrás de carteiras de cigarro
E em textos de jornal que quase ninguém lê.

7.
devoção, adoração.
"a. a Deus"

Posso dizer que sempre fui muito crente,
E que Deus e o Universo trabalham mesas ao lado.
E hoje não sei para Quem mandar uma carta, reclamando
Ou agradecendo.

8.
figurado (sentido)figuradamente
devoção de uma pessoa ou um grupo de pessoas por um ideal concreto ou abstrato.
"amor à pátria"

Se ela se lembra dos nossos planos eu não sei
Eram duas filhas, uma seria mais introspectiva
A outra energética. 
Será que esse plano nos resumia?
Opostos se atraem sempre foi o único clichê que nunca acreditei.

9.
por metonímia
o objeto de tal interesse ou veneração.
"seu amor sempre foi o automobilismo"

São todas coisas fora de contexto
Metonímias.
Mas eu já estou acostumado.
Nem tudo que acontece pode ser categorizado em Amor ou Medo, são mil coisas a mais
Motivos que talvez nunca existirão.
Nossas mentes tem poder para criar possibilidades,
De coisas que nunca acontecerão.


10.
demonstração de zelo, de dedicação.
"amor ao trabalho"

E assim finda-se um trabalho,
E já inicia-se outro.
Cada ínfima escolha que fazemos se torna um novo galho nessa árvore gigantesca da vida,
E não há como voltar atrás.
Cada correção na vida geraria galhos inteiramente novos,
E Deus sabe que cansei de ficar pendurado nessa árvore meio que sem direção.
E quando olhei pra cima e percebi que eu tinha um volante,
Foi quando tudo aconteceu.
E hoje aqui nessa igreja nós estamos juntos, batizando nossas duas filhas

Ela, com a família dela
E eu com a minha
11.
E eu espero que ela esteja feliz. 
Pois eu estou.